quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O porquê do título...


É minha primeira experiência em blogs, quando comecei a fazê-lo nem tinha pensado em um título quando me deparei com essa exigência, porém a resposta foi rápida pois lembrei de uma entrevista que Reinaldo Azevedo cedeu ao programa do Jô em 23/11/09. http://www.youtube.com/watch?v=PrPP-4tevwY vale a pena assistir.
Então fiz uma breve pesquisa (uns 30 segundos) para entender o significado dessa palavra no contexto político:

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=reacion%C3%A1rio

reaccionário
(àç)reacionário (àç)

adj.

1. Relativo ao partido da reacção!reação ou ao seu sistema.

2. Oposto à liberdade.

s. m.

3. Sectário da reacção!reação política ou social.

adj. s. m.

adj. s. m.

4. Que ou quem é muito conservador. = retrógrado


Segundo o Wikipédia (que me perdoe Olavo de Carvalho pela "definição wikipediana"): http://pt.wikipedia.org/wiki/Reacion%C3%A1rio

Reacionário
é todo aquele que se contrapõe à
Revolução entendida como a subversão da estrutura socio-econômica e política da sociedade. É um ato negativo que ocorre para a resolução das contradições sociais em determinado momento histórico. O reacionário é o oposto do revolucionário. O termo vem de reagir, no sentido de que os reacionários são os que reagem contra a Revolução. Foi empregado pela primeira vez no contexto da Revolução Fancesa.

Na terminologia marxista, reacionário é usado como um termo pejorativo para designar as pessoas que se opunham ao socialismo.

O termo muito utilizado para rotular quem critica a Esquerda, numa falácia usada para desqualificar o argumento. Exemplo: "Aquele que discorda das idéias da Esquerda é um reacionário."

Pela definição wikipediana senti que este seria o título ideal, tendo em vista que o objetivo deste modesto blog é se opor a revolução socialista que ronda o Brasil e que já é realidade em alguns países da América Latina, e também não me importo que os esquerdistas me chamem de reacionário, acho que até vou gostar.

A motivação para a inauguração do blog foi o maldito DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009 – DOU DE 21/12/2009 o vulgarmente conhecido como o novo Programa de Direitos Humanos, que tive o desprazer de conhecer superficialmente através de um site de notícias, então fui ao blog de Reinaldo Azevedo http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ onde ele faz uma breve explanação sobre o decreto e informa a fonte, http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/2009/7037.htm, o decreto é imenso e me assusta imaginar o quanto ele é abrangente, irei lê-lo na íntegra e destacarei as diretrizes mais absurdas (porque todas são absurdas) para revelar aos olhos dos comuns o perigo que ronda nosso presente e futuro, porém farei isso nos próximos artigos.

Reacionários do mundo, uni-vos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário